Arquitetura inclusiva e espaços culturais: acessibilidade das exposições e curadoria diversa - módulo 2

O curso pretende abordar a diversidade de público em equipamentos culturais, refletindo especialmente sobre as pessoas com deficiência e os processos que envolvem tanto o espaço físico e expositivo quanto a curadoria, a programação e a comunicação.

DETALHES DO CURSO

  • Tipo: autoformativo
  • Carga horária: 20:00
  • Número de aulas: 29

RECURSOS DO CURSO

  • Vídeos
  • Documentos de leitura
  • Legendas
  • Acessível em Libras

O curso Arquitetura inclusiva e espaços culturais: acessibilidade das exposições e curadoria diversa aborda a diversidade de público em equipamentos culturais, enfocando as pessoas com deficiência. Neste programa, serão apresentados conceitos e normativas de uma arquitetura inclusiva, além de uma reflexão sobre os processos que envolvem tanto o espaço físico e expositivo quanto a curadoria, a programação e a comunicação.

Durante as aulas, os participantes pensarão sobre a criação de conceitos curatoriais, projetos expográficos e programações culturais não limitados a leis e normas técnicas e para um público diverso. O curso também visa entender os conceitos de inclusão, acessibilidade, participação e representação, assim como suas relações com a programação e a curadoria. Serão discutidos, para isso, estudos de caso que permitem ampliar ideias e práticas que contemplem a diversidade e que sejam possíveis para todos.

Com duração de 20 horas, o programa é dividido em dois eixos: acessibilidade nas exposições; e curadoria e programação diversa. O público-alvo são gestores e produtores culturais, arquitetos, engenheiros, cenógrafos, cenotécnicos, estudantes de áreas afins e interessados em geral.