Como o alimento se relaciona com aspectos sociais, históricos e culturais? Apresentado por Felipe Ribenboim, este curso trata da formação da cultura alimentar brasileira por meio de uma abordagem investigativa.
DETALHES DO CURSO
RECURSOS DO CURSO
Como o alimento atravessa nossa vida e se relaciona com política, história, meio ambiente, economia, heranças e cultura? Para compreender esses aspectos, este curso autoformativo apresenta a alimentação e os seus desdobramentos por meio de uma abordagem investigativa.
O conteúdo das aulas e o material de apoio exploram a formação da cultura alimentar brasileira, abrangendo documentos históricos, palestras, relatos e grandes e seculares obras de exploradores e de missões artísticas no Brasil. Há ainda indicações de artistas contemporâneos que utilizam o alimento como matéria de seus trabalhos ou como expressão cultural e histórica.
Ao todo são 20 aulas apresentadas por Felipe Ribenboim, produtor cultural formado em gastronomia e curador de exposições dedicadas ao tema. Participam também duas convidadas: Adriana Salay, que reflete sobre a fome em um contexto histórico; e Adélia Rodrigues, que propõe uma conversa sobre a alimentação e o gênero feminino e sobre as religiões de matriz africana no Brasil.