Percurso de Produção Cultural: Economia da cultura no Brasil

O objetivo do curso é traçar um panorama da economia criativa e das políticas culturais no Brasil, compreendendo suas mudanças ao longo do tempo e as formas de financiamento de projetos culturais no país.

DETALHES DO CURSO

  • Tipo: autoformativo
  • Carga horária: 5
  • Número de aulas: 2

RECURSOS DO CURSO

  • Videos
  • Documentos de leitura
  • Legendas
  • Audiolivros
  • Quizz interativos

O curso Economia da cultura no Brasil tem como objetivo traçar um panorama da economia criativa e das políticas culturais no Brasil, compreendendo suas mudanças ao longo do tempo e as formas de financiamento de projetos culturais no país.

 Em duas aulas, serão abordados temas como políticas públicas, cultura e desenvolvimento na pandemia, com a participação de convidados.

Na primeira aula, Claudia Leitão fala sobre a institucionalização da cultura no Brasil, com a criação do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria da Economia Criativa, e sobre a urgência de políticas para a economia da cultura e a economia criativa no país. Já na segunda metade do curso, André Lira aborda a economia criativa como estratégia para o desenvolvimento e conversa sobre os impactos da covid-19 nos setores cultural e criativo e sobre a importância da economia para a cultura.

Imagem: Agência Ophelia